PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS
Efetuamos a coleta, triagem, preparação, armazenamento temporário e a destinação correta dos resíduos e fornecemos certidões e laudos de destinação de acordo com as leis vigentes.
TRIAGEM
Consiste na separação manual dos materiais recicláveis visando a utilização dos mesmos para outros fins.
DESCARACTERIZAÇÃO
O processo de descaraterização consiste em retirar do produto suas características comerciais, ou seja, destruição total ou parcial da embalagem ou do rótulo, facilitando o seu reaproveitamento para reciclagem. Ex: Trituração de papéis confidenciais.
´PRENSAGEM
A prensagem além de reduzir o volume do material, promove uma estabilidade física adequada para transporte e armazenamento dos resíduos de forma segura. Os materiais passíveis se serem prensados são geralmente papel, papelão, plásticos, tecidos e outros provenientes do processo industrial.
EMPILHAMENTO
O empilhamento dos resíduos prensados/enfardados é efetuado em blocos que são transportados e acondicionados através de empilhadeiras, formando estruturas de “amarração”.
ESTOCAGEM
A estocagem e o armazenamento é realizada de maneira a minimizar o risco de contaminação ambiental. Os locais são aprovados pelo órgão Ambiental do Estado e atendem à legislação específica.
DESTINAÇÃO
Consiste em destinar adequadamente cada tipo de resíduo para seu melhor aproveitamento. Trabalhamos em parceria com empresas idôneas e em dia com as licenças ambientais.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos 12.305/2010 considera-se destinação final ambientalmente adequada: a destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes.
Na impossibilidade de reaproveitamento do material, os rejeitos devem ser enviados aos aterros sanitários, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos.